Leve Além...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Definições e reflexões sobre Noradrenalina e Serotonina


                                                  NORADRENALINA

A noradrenalina é um hormônio que também atua como neurotransmissor. Ela é “exitadora”; torna o cérebro mais alerta. È absolutamente vital para transferir as memórias de um armazenamento temporário para outro permanente. É uma substancia química que nos permite lembrar de todos os eventos excitantes ou estressantes. Como mencionado, uma quantidade excessiva pode impedir o armazenamento de novas memórias e interferir no raciocínio e na tomada de decisões.
A noradrenalina em excesso tira o apetite; isso explica porque as pílulas do emagrecimento estimulantes fazem com que você fique sem fome. Essa substancia também acelera o ritmo do metabolismo.
Outra função primordial da noradrenalina é ajudá-lo a permanecer de bom humor. Uma das causas clássicas de  depressão são baixos níveis de noradrenalina. Sua capacidade de melhorar o humor é evidente quando as pessoas lançam mão de um estimulante poderoso, como a cocaína. O viciado em cocaína pode estar lutando com o sofrimento de uma existência desesperada e depressiva – sem dinheiro, sem emprego e sem amor – mas, por alguns minutos, quando este viciado esta “na viagem” dos altos níveis de noradrenalina (causados pelo efeito da cocaína sobre a química cerebral) ele fica com o humor elevado. Um efeito semelhante, porem menos radical, decorre da ingestão de café. Sua primeira xícara pela manhã não só aumenta seu potencial cognitivo como também melhora seu humor.
O material nutricional que compõe a noradrenalina consiste principalmente em dois aminoácidos, ou proteínas parciais: L-Fenilalanina, e L-Tirosina. Para fazer a noradrenalina, esses aminoácidos precisam ser misturados com vitaminas C, B3, B6 e o cobre.
    
                                                   SEROTONINA
Serotonina é a principal “substancia química do contentamento”. Se você não tiver uma quantidade suficiente dela, estará propenso a sentir um importuno mal-estar emocional. Se você esta sobrecarregado com este sentimento, poderá se sentir atraído por medicações como o PROZAC que aumenta a serotonina.
A serotonina também controla a sensibilidade a dor, e ajuda a dormir. É produzida pela ingestão do aminoácido triptofano.
Sem este pode não haver serotonina.
                             Carboidrato – triptofano – serotonina
 Referências:
LONGEVIDADE DO CÉREBRO – Por Dharma Singh Khalsa

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, parabéns!!!
    Também me ajudou muito o assunto em questão acima, obrigada pelos esclarecimentos!
    bjos!

    ResponderExcluir