Leve Além...

Anabolizantes: uma realidade entre os jovens


                                                    ANABOLIZANTES
  Esteróides anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos como: pelos, barba, voz grossa etc. esse é o efeito androgênico.
     Essas drogas podem ser utilizadas na forma de comprimido, capsulas, ou como injeção intramuscular. Os motivos que levam essas pessoas a utilizarem sem ser por motivos médicos, fazem esse uso para melhorar o seu desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura no corpo.
     Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porem o uso também esta se espalhando entre os não atletas que buscam um corpo “sarado” (forte e desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas vem crescendo entre as mulheres.
     O uso indevido dos anabolizantes pode acarretar inúmeros problemas como:
- Em mulheres e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor ao urinar, calvície e crescimento irreversíveis das mamas (ginecomastia).
- Em mulheres e adolescentes: o aparecimento de sinais masculinos como engroçamento da voz, crescimento excessivo de pelos  no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
- Em pré-adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
- Em homens e mulheres de qualquer idade: há o aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.
      Os anabolizantes, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividades. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa.
Euforia, Aumento de energia, Alteração de humor, Distração, Esquecimento e Confusão.
     Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho.
     Os esteróides anabolizantes não são consideradas drogas que levam ao uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não são porta de entrada para o uso de outras drogas. Porem, os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose medica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários. Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos.
     Na tentativa errônea de prevenir o aparecimento de efeitos indesejáveis, alguns usuários tomam medicamentos antihipertensivos e também medicamentos anticâncer.
     Para os que já vêm tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual. E ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir quando se para de usar é a depressão que em casos extremos pode levar a tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda de um profissional para parar de usar anabolizantes.  
     Essas drogas são medicamentos, portanto, não ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receita medica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação medica, se forem pegos utilizando podem sofrer consequências por isso.
     O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas. Realizam testes antidoping e caso seja detectado que o atleta esta fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.
Se por acaso uma pessoa for surpreendida vendendo e usando anabolizantes ela pode sofrer penalidades indicadas no código penal, estando infringindo os seguintes artigos do nosso código:
Artigo 278 (venda de substancias nocivas a saúde)
Artigo 282 (falso exercício da medicina)

Obs: No homem existe um hormônio responsável pela produção de leite chamado prolactina, mas não é acionado. Na mulher auxilia na produção de leite e no homem, com a utilização de anabolizantes esse hormônio ele é acionado e ele poderá produzir pequenas quantidades quando usar demasiadamente ou dependendo do organismo poderá ser acionado com pouco tempo.
                                          
                                           Musculação na adolescência

A musculação na infância e adolescência é um assunto causa dúvidas e preocupações para pais, professores e treinadores. A atividade física, quando praticada de forma adequada, compatível com as necessidades fisiológicas exigidas por cada estágio do desenvolvimento e crescimento físico da criança é extremamente importante.
Os exercícios com resistências, cujos pesos são adequados às possibilidades do organismo, influem favoravelmente na constituição física e melhoram a capacidade dos órgãos e sistemas do organismo jovem. Podem beneficiar no aumento da força e resistência muscular, na diminuição de lesões e no aumento da capacidade de desempenho nos esportes e atividades recreativas. Pesquisadores demonstraram que não existe comprometimento no crescimento ou na saúde física como conseqüência da musculação desde que o programa de treino seja apropriadamente planejado e supervisionado, associando-se ao ensino correto das técnicas de exercícios. Um erro bastante sério seria, no treinamento de força, a utilização de cargas máximas ou próximas da máxima. Os excessos, perto dos limites, podem causar danos principalmente à cartilagem de crescimento, que é uma das maiores preocupações relacionada a modalidade.
Esses mitos à respeito do treinamento de força com crianças e colocar os pontos benéficos desse tipo de atividade. O trabalho realizado adequadamente acarreta vários benefícios, tais como: o praticante de musculação tem um aumento de sua força e uma resistência muscular bem acentuadas, há uma melhora na condição física do indivíduo e também um melhor desempenho nos esportes. Devido à todos esses benefícios, a musculação infantil deve ser colocada como uma atividade importante para a criança. O risco de ocorrerem lesões é maior em outras atividades recreativas e nos esportes quando comparado ao treinamento de força supervisionado e orientado por um profissional de atividade física . Logo, esse estudo visa contribuir com a produção de conhecimento nessa área, analisando as mudanças morfofuncionais a nível de aumento de força ocorridas em crianças pré-púberes. O treinamento de musculação infantil deve ser parte de um conjunto de atividades que visem o aumento do manancial das habilidades motoras e não uma especialização prematura, reduzindo do indivíduo as diversas possibilidades de vivências corporais que serão a base para os anseios futuros.

                             Alguns anabolizantes que são tóxicos ao corpo:
> Anadrol: Também conhecido pelo nome de Andriol 50, disponível em tabletes de 50 e 100 mg. Trata-se de um esteroide oral cujas propriedades androgênicas só ficam aquém da testosterona. Os ganhos em massa e força são impressionantes com este esteróide. No entanto, sendo um 17 alfa alcalino, é extremamente tóxico para o físico, estando ligado a inúmeros casos de cancro do fígado. Causa também grande retenção de fluidos, o que pode resultar numa pressão arterial muito elevada. Acne e queda de cabelo são também sintomas "normais" nos utilizadores deste esteróide.
 > Deca Durabolin: Esteroide injetável, 200 mg em 1 ou 2 cc . Tem um baixo nível androgênico e um alto nível anabólico, sendo tóxico para o fígado, afetando as funções hormonais. Uma das suas propriedades mais conhecidas é o fato de melhorar bastante as dores de articulações .
 > Proviron: Disponível em tabletes de 25 mg. Esteroide oral, utilizado mais como anti-estrogéneo. Em si, o Proviron não aromatiza, sendo tóxico para o fígado. Doses de 2 a 4 tabletes por dia para os homens, e metade disso para as mulheres.

                          Anabolizante ADE
O anabolizante ADE é um complexo vitamínico de uso exclusivamente veterinário, é a bomba mais divulgada e consumida pelos adeptos de substâncias esteróides, todo freqüentador de academia tem algum grupamento muscular que deseja desenvolver de maneira prioritária. Pode ser o bíceps, que poderia ser um pouco maior; a panturrilha, que não acompanha o desenvolvimento da coxa; ou a coxa, que se mostra desproporcional em relação ao tronco. Tais desequilíbrios, são originados por falhas no treinamento, limitações genéticas e/ou problemas psicológicos. No entanto é difícil que se tenha humildade e sabedoria para reconhecer os problemas e corrigi-los de forma saudável e eficiente. Ao invés disso, tem ocorrido uma busca irracional pela “hipertrofia localizada”, que culminou com a injeção de óleos dentro de determinados grupamentos musculares. Esse produto é indicado para a engorda do gado ou no período de pós-parto de vacas.
No último caso, o organismo do animal sofre queda nos níveis de magnésio e, às vezes, cálcio. Assim o remédio que ajuda a fortificar os animais pode ser bem fácil comprar, diz quem costuma cultuar músculos. Em qualquer veterinária ou loja agrícola pelo preço de até R$ 10,00 a dose e sem receita, o que faz sucesso entre os jovens adeptos do anabolizante ADE, que nada mais é do que uma mistura de vitaminas do mesmo nome, só que o problema é que não faz a pessoa ficar forte, só inflama o músculo, criando uma secreção. Quando injetado diretamente no músculo ou na veia, em menos de três dias o local aplicado fica maior, devido à retenção de água do próprio corpo. Essa perigosa principalmente por não ter nenhum suporte técnico, ou ao menos explicação supérflua tem se tornado assustadoramente comum, produzindo sérios efeitos lesivos e, dentre os sobreviventes, verdadeiras aberrações.