Leve Além...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

3º atividde de ciencia e tecnologia 4º unidade

Acessibilidade

Um Processo Dinâmico e Acessibilidade hum, nao Associado tão AO Desenvolvimento Tecnológico, MAS AO principalmente da Sociedade Desenvolvimento. Apresenta-se Distintos Estágios em, variando de UMA Sociedade n. A Outra, uma SEJA Conforme Atenção dispensada a Diversidade Humana, Sociedade ESSA por, à Época.
A acessibilidade é um conceito que envolve tanto aspectos do espaço físico, o espaço em que vivemos, como do espaço digital. A legislação brasileira1 conceitua acessibilidade como sendo a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
As primeiras batalhas e conquistas do movimento pró-acessibilidade foram referentes ao espaço físico, tais como os projetos livres de barreiras e a inclusão da satisfação do usuário com a usabilidade do produto, no ciclo dos projetos dos produtos. Embora não se possa considerar que a acessibilidade já tenha sido alcançada, no espaço físico, particularmente na sociedade brasileira, os movimentos pró-acessibilidade seguem avançando, e atualmente consta, entre seus objetivos, alcançar a acessibilidade no espaço digital, o espaço das comunicações via computador.
As possibilidades que este novo espaço, o espaço digital, criado pelas tecnologias de informação e comunicação, traz para o atendimento às distintas formas de interação das pessoas com a informação, respeitando as suas preferências e limitações, tanto aquelas relacionadas aos equipamentos utilizados, quanto às limitações orgânicas, são apresentadas, ao longo do artigo. Atenção especial é dada à discussão sobre a relação existente entre as bibliotecas e a acessibilidade no espaço digital, apresentando-se algumas adequações para a acessibilidade que podem e devem ser adotadas nos serviços prestados pelas bibliotecas.
  O ESPAÇO DIGITAL
O espaço digital pode ser considerado como um outro espaço. Embora penetre no espaço tridimensional (3D) em que vivemos, possui propriedades intrínsecas a ele, que o caracterizam como um espaço distinto do espaço 3D no qual estamos imersos. Conforme De Las Heras (2000), é importante observar que o espaço digital não é um espelho do espaço tridimensional, embora, a princípio, por inércia, haja uma "tendência" a se repetir nele o que se faz no 3D, e assim se passam para ele os arquivos, os livros, os filmes, a música etc. Da análise que esse autor apresenta sobre as propriedades do espaço digital destacamos:
·         densidade – o espaço digital é denso, mas não sofre saturação. Ou seja, possui uma alta capacidade de armazenamento de informações, mas não se satura, pois sempre é possível estender-se esse espaço, o que ocorre, por exemplo, toda vez que se cria um novo sítio web, ou um material multimídia em CD.
·         ubiqüidade – uma mesma informação está em lugares distintos;
·         deslocação – é possível deslocar-se rapidamente neste espaço, de um endereço em URL2, por exemplo, passa-se facilmente a outro, em qualquer ponto da web;
·         hipertextualidade – o texto obedece a uma nova geometria, sem a necessidade de páginas, e são as palavras que vão abrindo o texto, à medida que se fixa a atenção nelas e que são utilizadas para abrir novas conexões.
A presença desse novo espaço já foi incorporada em vários modelos teóricos, desenvolvidos por autores de renome internacional. Echeverria (2001) referencia vários desses autores e relaciona entre esses os trabalhos de McLuhan (aldeia global), Töffler (terceira onda), Gore (ciberespaço, autopistas da informação), informe Bangemann (sociedade da informação), Barlow (nova fronteira eletrônica), Negroponte (mundo digital), De Kerckhove (mentes interconectadas), Lévy (mundo virtual), Castells (sociedade-rede), União Européia 2000 (espaço eletrônico) etc.
A esse conjunto de expressões já utilizadas como referências ao espaço digital, Echeverria (2001) acrescenta mais uma e propõe o termo terceiro entorno , referindo-se a um novo espaço-tempo no qual os seres humanos se desenvolvem (no sentido individual, comunitário, lingüístico etc.). E são as novas tecnologias da informação e das comunicações (TIC) que possibilitam a construção desse novo espaço-tempo social. Esse autor considera sete tecnologias como sendo as construtoras do E3: o telefone, a televisão (radiotelevisão), o dinheiro eletrônico, as redes telemáticas (tipo Internet ou de outros tipos), as tecnologias multimídia (discos duros, cd-rom, DVD etc.), os videojogos e as tecnologias de realidade virtual.
Devido a essas características, peculiares ao espaço digital, tem havido uma forte tendência a se levar para ele a maior parte dos documentos e informações importantes, sendo este, atualmente, o espaço original em que são produzidos os novos documentos e, para o qual, são transferidas todas as informações recuperadas, em obras raras e outros documentos importantes, anteriormente existentes apenas em suportes não-digitais como o papel, o papiro, as telas etc.
 Para De Las Heras (2000), isso ocorre porque o espaço digital exerce um forte efeito atrator sobre o espaço tridimensional e por isso vão surgindo as versões digitais das escolas, das empresas, das bibliotecas, dos fóruns, das reuniões, dos bate-papos, dos jogos, dos livros, das músicas etc. Não se pode, contudo, esquecer que este espaço permite não apenas a reprodução do que se faz no espaço tridimensional, mas também permite a criação do "novo", daquilo que ainda não foi possível se fazer no espaço tridimensional.
 Construir a acessibilidade à informação é uma dessas possibilidades ainda não alcançada.

Atividade de reflexão:

1º Qual o conceito de acessibilidade descrito no texto?

2º Em sua opinião o que é acessibilidade?

3º  O que é espaço digital?

4º Na atual situação em que vivemos você acha que todos os brasileiros têm acesso às tecnologias? Por quê? Seja claro e objetivo em sua resposta.

5º Em sua opinião o que impede de todos os brasileiros terem acesso às tecnologias?

6º Em sua cidade existe algum projeto de inclusão digital?

"Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele."
Henry Ford
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos."
 Eleanor Roosevelt

7 comentários:

  1. MARIA CATARINA e RAYANE GOMES

    A acessibilidade é um conceito que envolve tanto aspectos do espaço físico, o espaço em que vivemos, como do espaço digital.

    ResponderExcluir
  2. MARIA CATARINA e RAYANE GOMES

    possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    ResponderExcluir
  3. MARIA CATARINA e RAYANE GOMES
    densidade – o espaço digital é denso, mas não sofre saturação. Ou seja, possui uma alta capacidade de armazenamento de informações, mas não se satura, pois sempre é possível estender-se esse espaço, o que ocorre, por exemplo, toda vez que se cria um novo sítio web, ou um material multimídia em CD.
    · ubiqüidade – uma mesma informação está em lugares distintos;
    · deslocação – é possível deslocar-se rapidamente neste espaço, de um endereço em URL2, por exemplo, passa-se facilmente a outro, em qualquer ponto da web;
    · hipertextualidade – o texto obedece a uma nova geometria, sem a necessidade de páginas, e são as palavras que vão abrindo o texto, à medida que se fixa a atenção nelas e que são utilizadas para abrir novas conexões.
    A presença desse novo

    ResponderExcluir
  4. MARIA CATARINA e RAYANE GOMES

    Não, pois há muitos que possuem deficiência visual e tem muitas cidades que não possuem equipamentos para o acesso de pessoas com esse e outros problemas

    ResponderExcluir
  5. RAYANE GOMES E MARIA CATARINA

    não possuem equipamentos para o acesso de pessoas com esse e outros problemas

    ResponderExcluir
  6. aline ferreiraA acessibilidade é um conceito que envolve tanto aspectos do espaço físico, o espaço em que vivemos, como do espaço digital.

    possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.densidade – o espaço digital é denso, mas não sofre saturação. Ou seja, possui uma alta capacidade de armazenamento de informações, mas não se satura, pois sempre é possível estender-se esse espaço, o que ocorre, por exemplo, toda vez que se cria um novo sítio web, ou um material multimídia em CD.
    · ubiqüidade – uma mesma informação está em lugares distintos;
    · deslocação – é possível deslocar-se rapidamente neste espaço, de um endereço em URL2, por exemplo, passa-se facilmente a outro, em qualquer ponto da web;
    · hipertextualidade – o texto obedece a uma nova geometria, sem a necessidade de páginas, e são as palavras que vão abrindo o texto, à medida que se fixa a atenção nelas e que são utilizadas para abrir novas conexões.
    A presença desse novonão possuem equipamentos para o acesso de pessoas com esse e outros problemas
    não

    ResponderExcluir