Leve Além...

terça-feira, 19 de julho de 2011

Material de estudo do 8º ano v4 - Cidadania


Trabalhando o "pretexto" escrito para depois o texto audiovisual.

Faremos as leituras de textos e iniciaremos os diálogos sobre o tema:

Preconceito

Negro, pobre, cadeirante, aleijado, nordestino, gaúcho, gay, lésbica, leproso, portador de HIV, careca, gordo, anão, japonês, com peito pequeno, com peito grande, com bunda pequena, com bunda grande, cabelo crespo, cabelo enrolado, orelha grande, narigudo(a), chato(a), mentiroso(a), rico, pobre, analfabeto, com pênis pequeno, etc, etc, etc…
Se você é do tipo que levanta a bandeira contra o preconceito e não consegue encarar a realidade e tratar as pessoas como IGUAIS ou conseguiu ver alguma diferença nos tipos de pessoas que eu citei acima, você não deve ler esse texto. Feche essa página ou leia outra coluna desse blog.
Já deixo claro: Esse texto é meu (@agorajafalei) então se for falar algo, fale diretamente à mim.
Sim, meus amigos. Já começo dando nome aos bois e perguntando à vocês: O que é preconceito?
Tá aí uma pergunta que é difícil de ser respondida, pois cada um enxerga isso de uma forma bem particular, mas no final todos dizem que não são preconceituosos. ERRADO, o preconceito está embutido, PRINCIPALMENTE, nos que se dizem a favor da causa. Como assim @agorajafalei ? Vou explicar desde o começo.
Ultimamente andei reparando que as pessoas, das redes sociais, estão cada vez mais babacas, moralistas e preconceituosas.
Não se pode mais fazer uma piada que já vem alguém querendo tomar partido dizendo que você está sendo preconceituoso, mas peraí! O conceito de um NÃO preconceituoso não é tratar TODOS como iguais? Então por que eu não posso fazer uma piada tratando um cadeirante, por exemplo, como uma pessoa igual?
Quer dizer que se o cara está numa cadeira de rodas ele morreu pra sociedade e não pode ser incluso em algo que o fará dar risada ou o tratará como um SER HUMANO incluso?
Então quer dizer que pra ser um não preconceituoso eu tenho que excluir algum tipo de pessoa da realidade?
Pois é, duvido que alguém tenha argumentos suficientes pra me falar o contrário sem ser preconceituoso e demonstrar que sente DÓ e não compaixão. Ser babaca é muito fácil.
A nossa sociedade é babaca. Como uma democracia pode estabelecer “cotas” para negros em universidades? Quer dizer que se o cara é negro ele não tem capacidade de entrar na faculdade, pois ele é burro? Me falem em qual vestibular a pessoa precisa colocar que é branco, negro, japonês etc.?
Respeito é algo que vem com o dinheiro e status social, infelizmente.
A sociedade é tão estúpida que um gordo não é considerado preconceituoso quando faz piada de coisas de gordo. Um negro fazendo piada de negro, um cadeirante fazendo piada de cadeirante, um japonês fazendo piada de japonês, um pobre fazendo piada de pobre não são considerados preconceituosos e você ainda ri quando isso acontece. Não te culpo por isso, culpo sua ignorância e preconceito que só é posto em prática quando alguém fala de algo que não está incluso. Por exemplo um branco fazendo piada de um negro.
O ser humano é tão imbecíl que não consegue tratar as pessoas como iguais e sente dó de algo que não lhe parece familiar.
Vocês esquecem que todos somos iguais e devemos ser tratados como iguais. Esse é o princípio de uma sociedade.
Se você luta contra o preconceito e quer um mundo mais justo, seja justo e dê risada da sua própria situação.
Não é chamando alguém de “afrodescendente” que eu estou sendo justo. Porra, eufemismo é uma forma de preconceito. Vai tomar no cu quem pensa assim.
Se eu falo “tinha um gay que gostava de dar o cu” já dizem: NOSSA, como é preconceituoso. Ahh, verdade. Eu tinha esquecido que um homem gay tinha vagina.
Quem aqui é o preconceituoso, eu que o incluí ou você que quer que eu o exclua? De moralistas e não preconceituosos, como vocês, o serviço voluntário e o inferno estão cheios.
Se a piada é com o Restart, Preta Gil, Fiuk, Roberto Carlos, Sílvio Santos, Geisy Arruda e artistas de tv etc, tudo bem.
Agora se você não concorda com isso, deixe seu recado aí nos comentários que podemos debater. Só que tenha ARGUMENTOS, pois como eu disse “Ser babaca é fácil” eu mesmo sou um, mas um babaca que acredita que SOMOS iguais. O meu sangue não é diferente do seu e quando eu passo diante da luz, nossa sombra tem a mesma cor.
Fonte:
Acessado em 19/07 de 2011

Estes textos são de alunos da 6º série.


Por que o preconceito?
Preconceito é criticar as pessoas sem ao menos conhecê-las.O preconceito é algo que não deveria existir, algo inútil, que não leva a nada a não ser para a cadeia. Como é bom ter pessoas diferentes em nosso mundo, para contar histórias e nos ensinar um pouco do que aprenderam com suas culturas, religiões, etc. Mas, nem todos pensam assim. E se todos fossem iguais não haveria algo para ensinar ou para aprender. O preconceito só faz as pessoas sofrem e com certeza machuca.Às vezes são palavras e gestos mal educados .Espero que o preconceito diminua, assim poderemos todos ser felizes.Estamos fazendo as nossas parte espero que os outros também fazem a deles. DEUS não tem cor nem raça ou religião. Jogue seu preconceito fora.
NÃO AO RACISMO!
Katiane eTamiris
CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC
Preconceito

Preconceito é a idéia que temos sobre alguma pessoa antes de conhecê-la.
Existe muita discriminação no mundo , mas vocês sabem quem sofre a discriminação? Os deficientes físicos e mentais , raciais , sociais e de classe.
Essas pessoas que sofrem o preconceito devem ser o dobro das outras pessoas,
Porque assim elas serão reconhecidas. Aquela pessoa que tem preconceito, carrega consigo, mesma uma consciência pesada, que depois recairá sobre ela. As pessoas devem ser tratadas
com respeito, e não como um objeto qualquer. A diferença de cor não é importante, porque somos todos humanos e filhos de Deus, e Deus não tem cor.
O mundo seria bem melhor sem nenhuma discriminação.Jogue seu preconceito no lixo.
Seja feliz !

Mônica e Mayara
CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC 

Fonte:
acessado em 19/07 de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário