Leve Além...

terça-feira, 9 de julho de 2013

2° ano – Educação Física


-->
O guia dos curiosos: Olimpíadas.
Marcelo Duarte. 1° Ed. - São Paulo: Editora Panda, 2004.

Olimpíadas na Grécia antiga

Os gregos queriam fazer uma homenagem aos deuses Zeus, Apolo, Afrodite e a todos os outros deuses, adorados em um templo especialmente construído em Olímpia. Por isso, instituíram uma grande festa batizada de Jogos olímpicos. Esses jogos foram disputados pela primeira vez no ano de 776 A.C. A participação de escravos e mulheres era proibida. Os jogos aconteciam de quatro em quatro anos e de cinco em cinco acontecia uma evento em adoração a deusa Hera, em eram disputadas corridas de 30 metros.
Os jogos duraram mais de Mil anos, até 393, quando o imperador romano Teodósio I terminou com eles dando a desculpa de que se tratava de uma festa pagã.
Modalidades presentes:

  1. Pentatlo
1.1. Corrida
1.2. Salto
1.3.Arremesso de disco
1.4.Arremesso de dardo
1.5.Luta Livre
  1. Boxe
  2. Pancrácio
  3. Corridas de cavalo

O importante não é vencer; é competir.”
frase dita por um bispo de Londres e não pelo que a maioria das pessoas pensam ( que foi o Barão de Coubertin, o pai dos jogos modernos )

A última olimpíada foi em Londres. A próxima será no Brasil.
Já aconteceram 30 edições dos jogos olímpicos na história desde 1896 quando o Barão de Coubertin, o pai dos jogos modernos.

1° medalha brasileira: 1920 – Guilherme Paraense – Tiro ao alvo.
Os nove primeiros esportes olímpicos foram: ATLETISMO, CICLISMO, ESGRIMA, GINÁSTICA, NATAÇÃO, TÊNIS, LUTA, LEVANTAMENTO DE PESO E TIRO.

Roteiro de Atividades para casa: ( coloque a referência em cada questão )

1° Escreva “quando” e “como” se deu as edições dos jogos Paraolímpicos. E como ele se desenvolveu no mundo.

2° “A tocha olímpica era um símbolo religioso na Grécia Antiga, mas seu significado – e alcance – são bem diferentes hoje.”
Inicialmente escreva sobre como a tocha tornou-se o símbolo dos jogos olímpicos e logo após registre qual sua importância hoje.

3° “Foi adotado pelo COI ( Comitê Olímpico Internacional ) em 1957. A letra é de Costis Palamas e a música de Spirou Samara.”
Escreva em seu caderno o hino das Olimpíadas e depois comente sua letra.

4°Escreva a caminhada da “mulher” para conquistar seu espaço, de direito, na história dos jogos olímpicos.

5° Realize pesquisas sobre a participação de homossexuais na história dos jogos olímpicos. E como é encarada até hoje.

6° Escreva detalhadamente como é feito um exame antidoping na Olimpíadas. E quais são os tipos de substâncias que dopam.

7° Escreva de forma sintética, mas bem clara, a história do Badminton nos Jogos olímpicos. Pesquise vídeos, em livros, na internet, entre outros e escreva algumas regras desse esporte, com qual outro esporte é parecido, onde surge, como se joga.

8° Desde 1904, o COI abre os jogos para uma variedade de esportes de demonstração, geralmente tradicionais no país anfitrião. Eles não valem medalhas. Alguns deles, no entanto, se transformaram mais tarde em esportes olímpicos.
Pesquise quais foram os esportes de demonstração e os que não viraram esportes olímpicos, ressaltando suas características.



“As batalhas que contam não são as que valem medalhas de ouro. Os combates que travamos em nosso interior – as batalhas invisíveis e inevitáveis dentro de todos nós – essas sim fazem a diferença.”
JESSE OWENS – 1913-1980 – atleta norte-americano.



Roteiro de atividades da unidade:

Notas:

Roteiro de atividades 01 – Visto – 1,0
Atividade sobre o Roteiro 4,0
Inter Classe *- 5,0
______
10,0


Roteiro de atividades 01 – Visto – 1,0
Atividade sobre o Roteiro 4,0
Prove ( produções visuais estudantis ): - 5,0
______
10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário