Leve Além...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Jürgen Habermas
 
QUESTÃO DE FILOSOFIA SOBRE HABERMAS:

Vestibular 2008 - Universidade Estadual de Maringá - UEM
 
Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Em oposição à filosofia da consciência da tradição moderna, que concebe a razão como uma entidade centrada no sujeito, Habermas considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram, por meio da linguagem, chegar ao entendimento. Assinale o que for correto. 

 
01) Jürgen Habermas perpetua a tradição de René Descartes e, como ele, acredita que o "penso, logo existo" é a primeira certeza a partir da qual podemos alcançar a verdade. 
02) Para Jürgen Habermas, a linguagem tem o caráter imperativo, pois afirma verdades encontradas por uma razão que obedece aos preceitos da lógica formal. 
04) Jürgen Habermas pertence inicialmente ao grupo dos frankfurtianos, todavia, mesmo se distanciando da Escola de Frankfurt, mantém os principais objetivos dessa corrente filosófica, isto é, o esclarecimento e a emancipação do homem. 
08) Na teoria da ação comunicativa, a verdade é resultado de uma relação dialógica, fundamentada em uma situação ideal de fala, que exclui qualquer relação de poder entre os interlocutores. 
16) Jürgen Habermas procura resgatar a reflexão crítica da Ilustração que tem em Kant um dos principais expoentes. A Ilustração opõe-se ao autoritarismo e ao abuso do poder e defende as liberdades individuais e os direitos do cidadão. 


http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=28

LINKS SOBRE HABERMAS:

LINK 01


LINK 02

 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário