Leve Além...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pequenas contribuições: Filosofia 1º ano


LEGADO DA FILOSOFIA


Caráter crítico
As teorias não eram formuladas de forma dogmática, como verdades absolutas e definitivas, mas como passíveis de serem discutidas, de suscitarem divergências, de permitirem formulações alternativas. Ex: Escola de Mileto.
Leis necessárias e universais

Os conhecimentos não precisariam ser revelados por divindades; Por sua própria força e capacidade, o pensamento humano pode alcançá-los.

Tendência à racionalidade
A razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa. O que implica afirmar a recusa de explicações preestabelecidas, ou seja, colocado um problema, sua solução é submetida à análise, à crítica, à demonstração.
Tendência à generalização
Mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes porque, sob a variação percebida pelos órgãos dos sentidos, o pensamento generaliza porque abstrai, isto é, separa e reúne os traços semelhantes - síntese; ou perceber coisas diferentes como se fossem a mesma coisa. Nesse caso, separando as diferenças o pensamento pode realizar uma análise.


O necessário e o contingente

Os acontecimentos naturais e humanos são necessários, porque obedecem a leis naturais, mas também podem ser contingentes, quando dependem das deliberações dos homens, o que nos permite evitar o fatalismo – “tudo é necessário, temos que nos conformar” -, mas também evita a ilusão de que podemos tudo quanto quisermos, se alguma força extranatural nos ajudar, pois a natureza segue leis necessárias que podemos conhecer, e nem tudo é possível, por mais que o queiramos.


IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

A contribuição específica da filosofia que se coloca a serviço de todas as liberdades, é a de minar, pelas análises que ela opera e pelas ações que desencadeia, as instituições repressivas e simplificadoras: quer se trate da ciência, da educação, da família, da polícia, da política . . . A verdade perseguida pela filosofia é por a nu aquilo que estava escondido, e aí reside a VOCAÇÃO DO FILÓSOFO: o desvelamento do que está encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder. Descobrir a verdade, entretanto, é ter a coragem de enfrentar as formas estagnadas do poder que tentam manter o status quo, é aceitar o desafio da mudança. SABER PARA TRANSFORMAR! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário