Colégio
Estadual Luiz Viana Filho
Disciplina:
Filosofia
Prof.:
Adson Moreira de Souza
Simuladão de
filosofia
QUESTÃO
01
Com
relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
A - Para Kant, a liberdade é a dependência do querer e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
B - Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, e não está condicionado e condenado a liberdade.
C - Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
D - Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).
E- O princípio da
necessidade surge quando o homem percebe sua condição. Essa
consiste em afirmar que não há pré-determinação.
QUESTÃO
02
A
filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a
razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as
coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em
confronto com a filosofia, é correto afirmar que:
A
- o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido
da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para
isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais.
B - a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
C - a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes.
D - tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.
B - a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
C - a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes.
D - tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.
E – a filosofia serve-se
da ciência para tornar-se legítima.
QUESTÃO
03
De
acordo com a Alegoria da Caverna, a possibilidade de um indivíduo
tornar-se justo e virtuoso depende de um processo de transformação
pelo qual deve passar. Assim, afasta-se das aparências, rompe com as
cadeias de preconceitos e condicionamentos e adquire o verdadeiro
conhecimento. Tal processo culmina com a ideia da forma do Bem,
representada pela metáfora do Sol. Para Platão, conhecer o Bem
significa tornar-se virtuoso. Aquele que conhece a justiça não pode
deixar de agir de modo justo. (Marcondes, Danilo. Textos básicos de
ética - de Platão a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007, p. 31)
A
importância histórica do método de conhecimento estabelecido na
obra de Platão justifica-se
(A) pela defesa de uma rigorosa separação entre a esfera da política e a esfera da filosofia.
(B) por definir proposições instrumentais para o agir político, antecipando as estratégias maquiavélicas.
(C) por identificar as coisas empíricas como sendo em si mesmas dotadas de sua própria verdade.
(D) pela definição de uma esfera suprassensível que contém as formas perfeitas, necessárias e universais das coisas.
(E) por entender os preconceitos e condicionamentos do mundo sensível como esfera virtuosa e justa.
(A) pela defesa de uma rigorosa separação entre a esfera da política e a esfera da filosofia.
(B) por definir proposições instrumentais para o agir político, antecipando as estratégias maquiavélicas.
(C) por identificar as coisas empíricas como sendo em si mesmas dotadas de sua própria verdade.
(D) pela definição de uma esfera suprassensível que contém as formas perfeitas, necessárias e universais das coisas.
(E) por entender os preconceitos e condicionamentos do mundo sensível como esfera virtuosa e justa.
QUESTÃO
04
Podemos
rejeitar a existência de uma capacidade original, por assim dizer
natural de distinguir o bom do mau. O que é mau frequentemente não
é de modo algum o que é prejudicial ou perigoso ao ego; pelo
contrário, pode ser algo desejável pelo ego e prazeroso para ele.
De uma vez que os próprios sentimentos de uma pessoa não a
conduziriam ao longo desse caminho, ela deve ter um motivo para
submeter-se a essa influência estranha. Esse motivo é facilmente
descoberto no desamparo e na dependência dela em relação a outras
pessoas, e pode ser bem mais designado como medo da perda de amor.
(Marcondes, Danilo. Textos básicos de ética - de Platão a
Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007, p. 128)
Considerando a explicação psicanalítica para a questão moral analisada no texto, as concepções de bom e de mau
Considerando a explicação psicanalítica para a questão moral analisada no texto, as concepções de bom e de mau
(A)
são categorias metafísicas e por isso transcendentes em relação
ao homem.
(B) estão relacionadas à vida emocional na relação com outras pessoas.
(C) derivam do exame racional da realidade por parte da consciência.
(D) dependem do grau de rigor na aplicação de punições dadas pela justiça.
(E) contém conteúdo inato, estabelecido previamente por leis naturais.
(B) estão relacionadas à vida emocional na relação com outras pessoas.
(C) derivam do exame racional da realidade por parte da consciência.
(D) dependem do grau de rigor na aplicação de punições dadas pela justiça.
(E) contém conteúdo inato, estabelecido previamente por leis naturais.
___________________________________________________________
QUESTÃO
05
Sobre
o conceito de liberdade em Sartre, pode-se afirmar que sua tese
central é a de que ela deve ser absoluta. Assinale a alternativa que
se coaduna com esta tese.
a. ( ) Os valores permitem definir a liberdade para os homens e suas sociedades.
b. ( ) Não existe angústia no homem ao se defrontar com a liberdade.
c. ( ) O simples fato da liberdade impõe uma forma materialista de determinismo, em que se abandona a ideia de consciência.
d. ( ) Os atos livres do ser humano possuem uma essência psicológica determinada.
e. ( ) É preciso excluir a possibilidade da existência de Deus, pois sua onipotência não permite a liberdade humana.
QUESTÃO
06
Em seu tratamento da
liberdade, Sartre afirma que esta é um projeto e não um dado da
realidade, sendo necessária uma preocupação com o que o autor
chama de má fé.
Considerando-se a ideia de má fé e de suas consequências para a liberdade, é incorreto afirmar:
a. ( ) Agir em má fé consiste em viver com seriedade.
b. ( ) Agir em má fé representa virar as costas à escolha de si mesmo.
c. ( ) Agir em má fé representa uma afirmação do sujeito.
d. ( ) Agir em má fé significa uma fuga à responsabilidade da decisão livre.
e. ( ) Agir em má fé representa a ação contingencial do destino.
Considerando-se a ideia de má fé e de suas consequências para a liberdade, é incorreto afirmar:
a. ( ) Agir em má fé consiste em viver com seriedade.
b. ( ) Agir em má fé representa virar as costas à escolha de si mesmo.
c. ( ) Agir em má fé representa uma afirmação do sujeito.
d. ( ) Agir em má fé significa uma fuga à responsabilidade da decisão livre.
e. ( ) Agir em má fé representa a ação contingencial do destino.
QUESTÃO
07
Considerando
a questão da Liberdade é CORRETO afirmar que:
a)
A questão da Liberdade deve ser analisada somente de forma
individual.
b)
É livre aquele que racionalmente se conforma com às Leis.
c)
A liberdade é uma ilusão.
d)
A liberdade do ato de escolha realizado pela vontade individual é
mais importante que a sociedade.
e) Conforme a
ética cristã, a liberdade está centrada na obediência e nos
impulsos da paixão humana.
QUESTÃO
08
A
primeira grande filosofia da liberdade é exposta por Aristóteles em
sua obra Ética a Nicômaco, a qual, com variantes, permanece através
dos séculos, chegando até o século XX, quando foi retomada por
Jean-Paul Sartre. Assinale o que for correto.
01)
Para Aristóteles, a liberdade é um ato de autodeterminação com o
qual o homem dá a si mesmo os motivos e os fins de sua ação, sem
ser constrangido ou forçado por ninguém.
02)
Sartre, na sua obra o Existencialismo é um Humanismo, discute a
questão da liberdade como sendo uma questão de ética, pois implica
a responsabilidade para com os outros.
04)
Fundamentado na sua concepção de liberdade, Aristóteles defende a
democracia para todos os homens, preconizando, inclusive, o fim da
escravidão.
08)
Na Ética a Nicômaco, Aristóteles define o ato voluntário como
princípio de si mesmo. Portanto, para esse filósofo, tanto a
virtude quanto o vício dependem da vontade do indivíduo.
16)
O existencialismo cristão de Jean-Paul Sartre acredita que o
livre-arbítrio é inerente à essência do homem e, como a essência
precede a existência, o homem é um ser capaz de autodefinição.
SOMA:
________
QUESTÃO
09
Sartre,
em sua conferência "O existencialismo é um humanismo",
estabelece com traço característico da concepção existencialista,
a aceitação do princípio de que a existência precede a essência.
Para
o existencialismo, dizer que a existência precede a essência
significa que
(A)
o ser do homem determina o seu modo de existir, as suas escolhas e as
suas ações.
(B)
o homem primeiramente existe, descobre-se, surge no mundo e só
depois define o que ele é.
(C)
a existência humana é obra de Deus, pois somente ele é capaz de
conferir existência a tudo o que há no mundo.
(D)
a natureza humana é determinada pelas condições espirituais do
momento histórico em que o homem vive.
E – O homem
está determinado pelo por forças superiores ou determinado pelo
meio em que vive.
QUESTÃO 10
O
problema da liberdade humana é, tradicionalmente, um tema importante
da Filosofia. A ideia ou o conceito de liberdade foi colocado por
diferentes perspectivas teóricas. É correto afirmar que:
A)
a liberdade, para os gregos antigos, só podia ser exercida na esfera
privada ou doméstica, já que, na polis (esfera pública), os
cidadãos estavam submetidos às leis da coletividade.
B)
o livre-arbítrio não é facultado ao homem, que se tornou refém da
maldade instalada no mundo pelo Pecado Original, segundo São Tomás
de Aquino.
C)
o homem está submetido a apetites e desejos ligados ao conatus
(princípio natural de auto conservação), não podendo jamais ser
livre, de acordo com Baruch Espinosa.
D)
o homem é livre na medida em que age por escolha ou vontade
individual, mesmo em desacordo com sua própria natureza racional.
E) a liberdade,
para Hegel, coincide com a cultura, que permite ao homem dominar a
natureza, dobrando-a à sua vontade.
QUESTÃO
11
Assinale
com um “X” a resposta correta sobre o que é a liberdade.
a)
( ) liberdade é poder fazer o mal quando se quiser.
b)
( ) liberdade são os caminhos que outro ser decide para a nossa
vida.
c)
( ) liberdade é um estado em que o homem não tem mais limites,
podendo fazer o que quiser e sem precisar considerar a liberdade dos
outros.
d)
( ) liberdade é escolher o tipo de pessoa que você é e será.
e) ( )
liberdade é um cálculo sobre as causas que levaram as pessoas a
fazer o mal.
QUESTÃO
12
Assinale
as atitudes que podem aumentar a nossa liberdade:
01
( ) Estudar e estimular a nossa imaginação.
02
( ) Criar um plano onde a moral possa ficar de fora.
04
( ) Refletir sobre nossa vida.
08
( ) Diminuir a liberdade dos outros.
16 ( ) Pensar
em um projeto para nossa vida.
Faltou o gabarito??
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