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domingo, 28 de julho de 2013

Modelo de Avaliação trabalhado com o filme Matrix, a filosofia Socrática e o mito da Caverna

Questão 01 – Valor: 0,5
Qual a relação entre Sócrates e Neo?
  1. ( ) Neo sempre desconfiou que a realidade não era exatamente tal como se apresentava, sempre teve duvidas sobre a realidade percebida e, secretamente questionava o que era a “Matrix”. Sócrates acreditava nos governos e que as verdades disseminadas por eles eram confiáveis.
  2. ( ) A relação entre Sócrates e Neo está somente no texto célebre de Platão que está no livro “A república” e chama-se “O mito da caverna”, que descreve uma caverna ( o mundo das aparências em que vivemos) onde homens veem sombras nas paredes ( as sombras são as coisas que percebemos ) e estão presos ( esses são nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade ) e quando o prisioneiro se liberta e sai ( esse é o filósofo ) vê a luz do sol ( que é a luz da verdade ) e o mundo iluminado pelo sol ( o mundo real – a verdade ) e o instrumento que usa para se libertar : a filosofia.
  3. ( ) Como os confrontos de Neo, Sócrates também travava combates mentais ou de pensamento. E enfureceu de tal maneira os poderosos de Atenas que Sócrates foi condenado à morte, acusado de espalhar dúvidas sobre as ideias e os valores atenienses e, com isso, corromper a juventude.
  4. ( ) A relação entre Neo e Sócrates se justifica quando observamos que os dois estavam num processo de libertação da “Matrix”, que é um computador gigantesco que escravizava os homens, usando a mente deles para controlar seus sentimentos e pensamentos, fazendo-os crer que é real o que é aparente. Vencer a “Matrix” é destruir a aparência, restaurar a realidade e assegurar que os seres humanos possam perceber e compreender o mundo verdadeiro e viver realmente nele.

Questão 02 – Valor: 0,5

Sócrates não revelava todas as respostas para as pessoas e por isso ele buscava o conhecimento das coisas. A consciência da própria ignorância é o começo da filosofia. O que procurava Sócrates? Procurava a definição daquilo que uma coisa, uma ideia, um valor é verdadeiramente. Aquilo que uma coisa, uma ideia, um valor, é realmente em si mesmo chama-se:

  1. ( ) Essência, que é determinada pelo trabalho do pensamento e isso que o pensamento conhece da essência chama-se conceito.
  2. ( ) Consciência, que é a faculdade humana que funciona como juízo do certo ( o Bem ) e do errado ( o Mal ) e por meio da qual o ser humano percebe daquilo que se passa dentro dele ou de seu exterior.
  3. ( ) Liberdade, capacidade individual de autodeterminação, caracterizada por compatibilizar ( que é compatível ) autonomia e livre arbítrio com os múltiplos condicionamentos naturais, psicológicos, sociais que impõe predisposições ao agir humano.
  4. ( ) Verdade, que pode ser associadas às crenças que temos. È subjetiva, pois cada um pode acreditar em uma verdade que pode ser uma característica própria e definidora do ser.

Questão 03 – Valor: 0,5

Discordando dos antigos poetas, dos antigos filósofos e dos sofistas, o que pretendia Sócrates? Propunha que antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria primeiro e antes de tudo, conhecer a si mesmo. Ele fazia do autoconhecimento a condição de todos os outros conhecimentos verdadeiros, por isso é que se diz que o período socrático é ANTROPOLÓGICO, e isto significa:

  1. ( ) Estar voltado para o conhecimento MÍTICO.
  2. ( ) Estar voltado para o conhecimento do HOMEM.
  3. ( ) Estar voltado para o conhecimento da MATRIX dos homens.
  4. ( ) Estar voltado para a LIBERDADE do homem.

Questão 04 – Valor: 0,5

A filosofia socrática era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores, divididos em dois momentos básicos: a ironia ( questionar o interlocutor fingindo ignorar ) e a maiêutica ( a arte do parto, a arte de transformar conceitos, ideias ). O método consistia em:

  1. ( ) Por meio do embate político, fazer um interlocutor discorrer sobre assuntos políticos que ele acreditasse dominar, para dirigi-lo a contradição e demonstrar sua real ignorância sobre o assunto referido.
  2. ( ) Por meio da religião, fazendo o interlocutor entender os dogmas da igreja.
  3. ( ) Por meio do diálogo, fazer um interlocutor discorrer sobre determinado assunto que ele acreditasse dominar para dirigi-lo a contradição e demonstrar sua real ignorância sobre o assunto referido.
  4. ( ) Fazer a sociedade acreditar que era totalmente alienada e entrar em confronto com a elite de seu tempo.
  5. ( ) Debates políticos.

Questão 05 – Valor: 0,5

Os métodos para reflexão que Sócrates utilizava causava a ira da elite Ateniense. Ele foi considerado culpado de cometer atos que foram considerados crimes pela sociedade Ateniense e por fim condenado a tomar à cicuta, que o levaria a morte.





Dentre os motivos que resultaram na morte de Sócrates destacam-se:

  1. ( ) O conhecimento de si, o dialogo político e a alienação da sociedade Ateniense.
  2. ( ) A maiêutica que consistia em um diálogo que visava à alienação da sociedade Ateniense.
  3. ( ) Ensinamentos do conhecimento de si, dos valores Atenienses e da discordância dos valores da sociedade que estava inserido. Por isso a sociedade Ateniense revelou-se contra ele acusando-o de blasfemar contra os deuses e alienar os jovens.
  4. ( ) A busca pela essência das coisas, conhecimento verdadeiro e a busca de tornar a filosofia em um dogma para que a sociedade aceitasse.

Questão 06 – Valor: 0,5

A ideia de que a realidade é radicalmente diferente do que pensamos tem uma longa tradição no pensamento humano. Na República, Platão ilustra-a com a chamada "Alegoria da Caverna" ( ou mito da caverna ): os seres humanos são como escravos que vivem numa caverna, tomando vagas sombras projetadas nas suas paredes como se fossem realidades últimas - mas de fato são apenas sombras do que é verdadeiramente real, sombras provocadas pela intensidade do fogo e do Sol, do qual os escravos, por nunca terem saído da caverna, não têm conhecimento. A verdadeira realidade, a "realidade última," difere radicalmente do que superficialmente parece ser.

Trecho do filme Matrix:

Neo: O que é Matrix?
Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? A Matrix está em toda parte [...] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade.
Neo: Que verdade?
Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu cerceado num cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão / ilusão para a sua mente.

Após realizar a leitura dos textos e dos conhecimentos obtidos ao longo da unidade, estabeleça relações entre o filme Matrix e o Mito da Caverna de Platão. Explique sua resposta.
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Questão 07 – Valor: 0,5

Em 1999, o cinema americano produziu Matrix (The Matrix, EUA, 1999), um filme que trata de variados temas, tais como: IA (Inteligência Artificial), artes marciais, cibercultura, agentes secretos e teorias conspirativas, romance, Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll, messianismo (crença na vinda do Salvador: Jesus, Messias, Buda, Rei Arthur), mitologia grega e céltica, Admirável mundo novo de Aldous Huxley, efeitos especiais revolucionários, nova estética super-heroística (óculos escuros, roupas pretas de couro e sobretudos substituem, respectivamente, máscaras, uniformes colantes coloridos e capas), ficção científica, animes e assim por diante.




A pergunta que nos impulsiona é: O que é Matrix?

  1. ( ) A matrix é uma realidade virtual que é entendida como uma simulação neuro-interativa. Essa simulação aprisiona as mentes das pessoas transformando-as em baterias para o fornecimento de energia as maquinas. Isso nos mostra que as pessoas dependem tanto do sistema que dariam a vida para continuar nele, a Matrix somente é a vontade das pessoas.
  2. ( ) A Matrix é um programa de dominação em massa criado pelos homens para esquecer suas realidades miseráveis.
  3. ( ) A Matrix apresentada no filme é real, se diferencia somente por ser caracterizada pela miséria, pelo sofrimento, pelo caos, que se diferencia da realidade.
  4. ( ) A matrix é uma realidade virtual. Essa simulação neuro interativa aprisiona as mentes das pessoas transformando-as em baterias para o fornecimento de energia as maquinas. A Matrix é uma realidade metafórica e Neo segue uma jornada do conhecimento de si.
  5. ( ) A Matrix é a verdade e por isso Cypher tenta trair Neo e os outros.

Questão 08 – Valor: 0,5

Relembre da cena em que Neo e Morfeu andam contra o fluxo de pessoas e passam por uma mulher de vermelho:
O que simboliza o caminhar de Neo contra o fluxo de pessoas?

  1. ( ) A cena tem o papel de simbolizar a alienação das pessoas que estão na matrix.
  2. ( ) A cena tem o papel de simbolizar a atitude filosófica que vai do senso comum ( aparência ) ao conhecimento real ( essência ) e que, na verdade, é uma atitude contra o fluxo de pensamento da sociedade, ou seja, é “nada contra a maré”, como Sócrates fez no seu tempo.
  3. ( ) A cena tem o papel de mostrar que todos os dias passamos por varias pessoas, mas não as percebemos, pois estamos concentrados em nosso mundinho pequeno.
  4. ( ) A cena tem o papel de simbolizar metaforicamente a frase “conhece-te a te mesmo”, proferida por Sócrates.
  5. ( ) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 09 – Valor: 0,5

Sobre a traição de Cypher no filme, responda:

A personagem diz que a “ignorância é benção” e posteriormente que estava “cansado de guerra, cansado de lutar, cansado deste barco”. Reflita sobre isso, releia a questão anterior e responda: PORQUE “REMAR CONTRA A MARÉ”, OU SEJA, MANTER-SE NO MUNDO REAL, É TÃO DIFÍCIL?
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Questão 10 – Valor: 0,5
A promessa final de Neo é realmente possível? Podemos ter um mundo sem regras, controles e sem limites? Justifique sua resposta.
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