COLÉGIO
ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO
Estudantes:____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: _____/______/________
Série/
Turma: 2° ano__________ Disciplina: Filosofia – Prof: Adson
Moreira de Souza
Atividades
complementares da Semana da Consciência Negra
VALOR: 2,0
QUESTÃO
01
Por meio da Lei
n.º 10.639/2003, que alterou a LDB,
A
) ampliou-se o número de vagas para as populações negras nas
escolas públicas.
B)
regulamentou-se a criação de uma disciplina específica
relacionada à cultura afro-brasileira para a educação básica.
C)
tornou-se obrigatória a realização de concursos para docentes da
educação básica na área da história afro-brasileira.
D)
tornou-se obrigatória a inclusão da temática história e cultura
afro-brasileira no currículo oficial do ensino fundamental e médio.
QUESTÃO
02
(SECBA/2011)
De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, “toda situação
injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens,
serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude
de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica” é
considerada
A)
desigualdade racial.
B)
preconceito de gênero.
C)
discriminação racial.
D)
desigualdade de gênero e raça.
QUESTÃO
03
(SECBA/2011)
Previstas no Estatuto da Igualdade Racial, a produção, a
comercialização, a aquisição e o uso de artigos e materiais
religiosos adequados aos costumes e às práticas fundadas na
respectiva religiosidade visam garantir
A)
o direito à assistência religiosa aos praticantes de religiões de
matrizes africanas.
B)
o direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre
exercício dos cultos religiosos de matriz africana.
C)
o direito à inclusão dos praticantes de religiões de matrizes
africanas nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e
social.
D)
o direito dos praticantes de religiões de matrizes africanas à
educação de qualidade e ao ensino religioso.
QUESTÃO
04
De
acordo com o Art. 3º § 3º da Resolução nº 1 de 17 de junho de
2004, o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003,
refere-se, em especial, aos componentes curriculares de __________,
__________ e __________. Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas acima:
A.
Educação Artística, Literatura e História do Brasil
B.
Ensino Religioso, Filosofia e Literatura
C.
História do Brasil, Sociologia e Educação Artística
D.
Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso
QUESTÃO
05
(...)
a Lei nº 10.639/03 sintetiza uma discussão de âmbito nacional e
direciona as unidades educacionais para a proposição de atividades
relevantes em relação aos conhecimentos das diversas populações
africanas, suas origens e contribuições para o nosso cotidiano e
história, num movimento de construção e redimensionamento
curricular e ação educativa, salientando a importância do contexto
e sua diversidade cultural (...)
Este
trecho do Documento de ORIENTAÇÕES CURRICULARES - EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, aponta para a realização de projetos e
atividades que:
(A)
Sejam inibidoras de ações afirmativas, visto que o sistema de cota
é prejudicial para uma discussão mais profunda sobre os valores
culturais do povo brasileiro e em especial dos afro-descendentes.
(B)
Possibilitem a articulação entre as diversas áreas do conhecimento
promovendo um ensino ao mesmo tempo temático e interdisciplinar e
por outro afirmativo da não existência de discriminação num país
miscigenado como o Brasil.
(C)
Articulem as áreas do conhecimento em ações voltadas ao trabalho
com o temática étnico-racial buscando desconstruir o imaginário
negativo com relação à África e a tudo que se refere ao povo
africano e seus descendentes.
(D)
Reforcem os diversos estereótipos construídos em relação à
população negra Afro-brasileira e africana e todos os seus
descendentes.
(E)
Proponham profundas reflexões sobre a diversidade cultural e social
brasileira e produzam trabalhos articulados exclusivamente pelas
disciplinas de História,Educação Artística e Literatura.
QUESTÃO
06
O
Estatuto da Igualdade Racial (Lei no 12.288/2010), destinado a
garantir à população negra a efetivação da igualdade de
oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos
e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de
intolerância étnica, considera
a)
Desigualdade racial: toda situação justificada de diferenciação
de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas
pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem
nacional ou étnica.
b)
Discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão,
restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou
origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir
o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de
direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político,
econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida
pública ou privada.
c)
População negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram não
brancas, conforme o quesito cor ou raça usado pelos órgãos
oficiais de estatística.
d)
Ações afirmativas: os programas incentivados pelo Estado e pela
iniciativa privada para a conscientização das desigualdades raciais
e para a promoção dos direitos humanos.
e)
Desigualdade de gênero e raça: simetria existente no âmbito da
sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os
demais segmentos sociais.
QUESTÃO
07
A
Lei 12.288/10, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial,
estabeleceu, no seu artigo quarto, a participação da população
negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica,
social, política e cultural do País.
Analise
os itens I, II, III, IV e V abaixo.
I.
estímulo à pesquisa histórica que determine a correta
identificação e localização das comunidades de remanescentes de
quilombos, para fins de reforma agrária
II.
adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa.
III.
promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate à
discriminação étnica e às desigualdades étnicas em todas as suas
manifestações individuais, institucionais e estruturais.
IV.
produção de filmes, novelas televisivas e peças teatrais com
necessária participação de ao menos 10% (dez por cento) de atores,
figurantes e técnicos negros.
V.
inclusão, no rol de feriados nacionais, do Dia da Consciência
Negra.
Escolha
a alternativa que contempla dois itens que tratam dos meios que, na
forma do indicado artigo de lei,garantem a participação da
população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na
vida econômica, social, política e cultural do País.
A)
I e II.
B)
I e IV.
C)
II e III.
D)
III e V.
E)
IV e V.
QUESTÃO
08
(QE-AV/2012)
Conforme disposto na Constituição Estadual
da Bahia, será
considerado, no calendário oficial, como
Dia da Consciência Negra
a)
o Dia 20 de agosto.
b)
o Dia 20 de setembro.
c)
o Dia 20 de outubro.
d)
o Dia 20 de novembro.
e)
o Dia 20 de dezembro.
QUESTÃO
09
(QE-AV/2012)
Para efeito do Estatuto da Igualdade Racial, considera-se
a)
desigualdade racial: toda distinção, exclusão, restrição
ou
preferência baseada em raça, cor, descendência ou
origem nacional
ou étnica que tenha por objeto anular
ou restringir o
reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de
direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político,
econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida
pública ou privada.
b)
discriminação racial ou étnico-racial: toda situação
injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens,
serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em
virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional
ou étnica.
c)
desigualdade de gênero e raça: assimetria existente
no âmbito da
sociedade que acentua a distância social
entre mulheres negras e os
demais segmentos sociais; população negra: o conjunto de pessoas
que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça
usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.
d)
ações afirmativas: as ações, iniciativas e programas
adotados
pelo Estado no cumprimento de suas atribuições
institucionais.
e)
políticas públicas: os programas e medidas especiais
adotados pelo
Estado e pela iniciativa privada para a
correção das desigualdades
raciais e para a promoção
da
igualdade de oportunidades.
QUESTÃO
10
(QE-AV/2012)
Conforme Estatuto da Igualdade Racial,
a participação da população
negra, em condição de
igualdade de oportunidade, na vida
econômica, social,
política e cultural do País será promovida,
prioritariamente, por meio de
a)
modificação das estruturas institucionais do Estado
para o
adequado enfrentamento e a superação das desigualdades étnicas
decorrentes do preconceito e da discriminação étnica; inclusão
nas políticas públicas de desenvolvimento econômico, político e
social.
b)
eliminação dos obstáculos históricos, socioculturais e
institucionais que impedem a representação da diversidade étnica
nas esferas pública e privada; adoção de
medidas, programas e
políticas de ação educativa.
c)
promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o
combate à
discriminação étnica e às desigualdades étnicas em todas as suas
manifestações individuais e coletivas, institucionais e
estruturais.
d)
estímulo, apoio e fortalecimento de iniciativas oriundas da
sociedade civil direcionadas à promoção da igualdade de
oportunidades e ao combate às desigualdades
étnicas, inclusive
mediante a implementação de incentivos e critérios de
condicionamento e prioridade no acesso aos recursos públicos e
privados;
e)
implementação de programas de ação afirmativa destinados ao
enfrentamento das desigualdades étnicas no
tocante à educação,
cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, trabalho, moradia,
meios de comunicação de massa, financiamentos públicos, acesso à
terra, à Justiça, e
outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário